Blog - Artigos

Jurisprudência Lucros Cessantes - Petições Online®

Em: 14/05/2025

APELAÇÃO CÍVEL E RECURSO ADESIVO. AÇÃO INDENIZATÓRIA. PRELIMINARES. INOVAÇÃO RECURSAL E IMPUGNAÇÃO À JUSTIÇA GRATUITA. REJEITADAS. MÉRITO. REVELIA. PRESUNÇÃO RELATIVA. FESTA DE FORMATURA. AGRESSÃO FÍSICA PRATICADA PELA REQUERIDA EM FACE DA AUTORA. LESÕES DE NATUREZA GRAVE. DANOS MORAIS E ESTÉTICOS CONFIGURADOS. QUANTUM INDENIZATÓRIO REDUZIDO. LUCROS CESSANTES NÃO COMPROVADOS. LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ AFASTADA. RECURSO DA REQUERIDA PARCIALMENTE PROVIDO. RECURSO DA AUTORA DESPROVIDO.
Blog - Artigos

Jurisprudência Sobre Garagem de Condomínio

Em: 13/05/2025

APELAÇÃO CÍVEL. ÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS C/C INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E ESTÉTICOS E COM PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA ANTECIPATÓRIA. QUEDA DE PORTÃO DA GARAGEM DE CONDOMÍNIO. Sentença de improcedência. Recurso da autora. Aventado cerceamento de defesa ante o julgamento antecipado da lide e não oportunização de provas. Insubsistência. Dilação probatória desnecessária ao deslinde do feito. Acervo probatório suficiente à formação do convencimento do magistrado. Inteligência do artigo 371, do código de processo civil. Cerceamento de defesa afastado. Mérito.

Jurisprudência sobre infiltração de água em apartamento, direito de vizinhança, 

Blog - Artigos

Jurisprudência Vazamento Apartamento

Em: 13/05/2025

APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO REGRESSIVA. SEGURO DE CONDOMÍNIO/RESIDENCIAL. VAZAMENTO DE ÁGUA. ROMPIMENTO DE TUBULAÇÃO DE APARTAMENTO. SENTENÇA DE IMPROCEDÊNCIA. RECURSO DA PARTE AUTORA. RESPONSABILIDADE OBJETIVA. DIREITO DE VIZINHANÇA. EXEGESE DO ART. 1.277 DO CC. PRECEDENTES DO STJ. DEVER DE RESSARCIMENTO CONFIGURADO. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO. Nos termos do art. 786 do Código Civil e da Súmula nº 188/STF, a seguradora sub-roga-se nos direitos do segurado após o pagamento da indenização, sendo-lhe permitido buscar o ressarcimento contra o causador do dano.

Jurisprudência sobre a exoneração de alimentos quando o filho atinge a maioridade civil, pensão alimentícia, estudante, 

Blog - Artigos

Jurisprudência Exoneração de Alimentos Maioridade Civil

Em: 13/05/2025

DIREITO CIVIL. DIREITO DE FAMÍLIA. AGRAVO DE INSTRUMENTO. EXONERAÇÃO DE ALIMENTOS. MAIORIDADE CIVIL DO ALIMENTANDO. ALTERAÇÃO DO BINÔMIO NECESSIDADE/POSSIBILIDADE. REDUÇÃO LIMINAR DO VALOR DA PENSÃO. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO. I. Caso em exame1. Agravo de instrumento interposto contra decisão interlocutória proferida em ação de exoneração de alimentos, que indeferiu o pedido liminar de suspensão integral da obrigação alimentar pactuada anteriormente entre as partes.

Jurisprudência sobre danos morais por negativação indevida nos órgãos de restrições

Blog - Artigos

Negativação Indevida Jurisprudência

Em: 13/05/2025

DIREITO DO CONSUMIDOR. AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO C/C INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL. DÉBITO DECORRENTE DE TERMO DE OCORRÊNCIA DE IRREGULARIDADE (TOI). COBRANÇA INDEVIDA. NEGATIVAÇÃO INDEVIDA. DANO MORAL CONFIGURADO. CRITÉRIOS DA RESOLUÇÃO ANEEL Nº 1000/2021 DESCUMPRIDOS. RECURSO CONHECIDO E IMPROVIDO. I.
Blog - Artigos

Jurisprudência Pensão Alimentícia Filho Menor

Em: 12/05/2025

  AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO DE FAMÍLIA. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO DE ALIMENTOS. FIXAÇÃO DE ALIMENTOS PROVISÓRIOS. PEDIDO DE REDUÇÃO. NECESSIDADE DE OBSERVÂNCIA DO TRINÔMIO NECESSIDADE. POSSIBILIDADE. PROPORCIONALIDADE. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO. 1. Os alimentos devem ser fixados considerando-se a necessidade do alimentando e a possibilidade do alimentante, observan - do-se o princípio da proporcionalidade, nos termos do art. 1.694, §1º, do Código Civil. 2.

Advogado enfrentando erro do PJe ao subir PDF e usando Vade Mecum Online para comprimir até 1MB

Blog - Artigos

Comprimir PDF para PJe: Compressão Forte até 1MB com Vade Mecum Online

Em: 30/04/2025

Advogado, você já enfrentou a frustração de tentar protocolar uma petição no PJe e receber a mensagem “Tamanho do arquivo excede o limite”?   O PJe geralmente aceita PDFs de até 1,5 MB, mas alguns tribunais limitam a 1 MB, forçando você a dividir arquivos grandes em várias partes – um processo demorado e propenso a erros.
Blog - Artigos

O perigo da demora pode justificar a tutela antecipada ?

Em: 13/04/2025

Sim, o perigo da demora é um dos requisitos essenciais para a concessão da tutela antecipada, conforme expressamente previsto no artigo 300 do Código de Processo Civil (CPC). Esse risco, também conhecido como periculum in mora, refere-se à possibilidade de que a demora na entrega da prestação jurisdicional cause dano grave, irreparável ou de difícil reparação. O que significa “perigo da demora” no processo civil? O perigo da demora é o risco concreto de que, se o juiz não intervier de forma imediata, o direito da parte seja frustrado ou se torne ineficaz até o fim do processo.
Blog - Artigos

Qual a diferença entre liminar e tutela de urgência ?

Em: 13/04/2025

A diferença entre liminar e tutela de urgência está na natureza jurídica de cada uma: enquanto a tutela de urgência é uma espécie de tutela provisória prevista no Código de Processo Civil (CPC), a liminar é a forma como essa tutela pode ser concedida — de maneira imediata, no início do processo e, geralmente, sem a oitiva da parte contrária (inaudita altera pars). O que é tutela de urgência? A tutela de urgência, conforme o art.

Páginas