Ação Revisional – Empréstimo Consignado – Limite 30 por cento BC190
Características deste modelo de petição
Área do Direito: Bancária
Tipo de Petição: Petições iniciais reais
Número de páginas: 15
Última atualização: 12/03/2015
Autor da petição: Alberto Bezerra
Ano da jurisprudência: 2015
Trata-se de MODELO DE AÇÃO REVISIONAL DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO, cujo objetivo é reduzir o valor de empréstimo consignado firmado pelo autor da ação, visto que ultrapassaram a margem consignável de 30%(trinta por cento), estabelecido em lei.
Tratando-se de servidor público federal, o mesmo apresentou fundamentos da redução em face da Lei Federal nº. 8.112/90 c/c Decreto 6.386/2009.
( para contratos firmados anteriormente, aplica-se o Decreto nº. 4.961/2004 ).
Figuram no pólo passivo da ação, em litisconsórcio passivo necessário ( CPC, art. 47 ), as duas instituições financeiras que participaram na concessão dos empréstimos e comprometeram a renda do autor da querela, visto que a sentença teria efeitos sobre ambas.
O órgão federal onde o servidor é lotado não foi chamado a integrar a lide. (Decreto 6.386/2008, art. 15) Na hipótese o promovente da ação, servidor público federal, contraiu 3 empréstimos na forma de desconto em folha de pagamento ( empréstimo consignado ), sendo que, em face do último, o limite fixado em lei como consignável foi extrapolado.
Pediu-se como tutela antecipada, neste modelo de petição, a suspensão imediata dos descontos identificados na peça vestibular pelo tempo em que seu desconto comprometer mais que 30%(trinta por cento) do salário líquido do autor da ação, além da impossibilidade de incluir o nome do mesmo nos órgãos de restrições e informações à Central de Risco do BACEN.
Veja no site também Ação Revisional com pedido de exclusão do débito em conta corrente e Ação Revisional de empréstimo consignado em face de fato superveniente a contratação.
A presente peça pode ser utilizada em casos de servidores públicos civis, aposentados e pensionistas da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo da União.
Oportuno ressaltar, mais, que nesta peça processual foram insertas notas de jurisprudência do ano de 2015.
AGRAVO REGIMENTAL. APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE SUSPENSÃO DE CONSIGNAÇÃO EM FOLHA DE PAGAMENTO. DESCONTO SUPERIOR AO LIMITE DE 30% DOS VENCIMENTOS DO MUTUÁRIO. IMPOSSIBILIDADE DECISÃO DO RELATOR MANTIDA. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO.
As operações de crédito consignados em folha de pagamento realizadas por servidor público estadual está subordinado aos ditames do Decreto estadual nº 3008/2010, não podendo, contudo, em nenhuma hipótese, ultrapassar o limite de 30% estabelecido pelo artigo art. 9º, independentemente da existência ou não do superendividamento. (TJMT; AgRg 157995/2014; Capital; Relª Desª Serly Marcondes Alves; Julg. 04/03/2015; DJMT 09/03/2015; Pág. 79)
R$ 151,13 em até 12x
no Cartão de Crédito ou
*R$ 136,02(10% de desconto)
com o
PIX